Em casa. Foi assim que o brasileiro Filipe Toledo deve ter se sentido durante a final do US Open, em Huntington Beach, na Califórnia, na tarde deste domingo. Com muita festa da torcida, Filipinho fez 14,90 pontos (7,83 e 7,07) contra 10,46 (6,13 e 4,33) de Ethan Ewing, promessa australiana, conquistou pela segunda vez uma das principais etapas da divisão de acesso (QS) da Liga Mundial de Surf (WSL) e saiu do mar carregado pela torcida.
Em uma final dominada do começo ao fim, Filipe Toledo não deu chances para o garoto de apenas 17 anos, que eliminou o atual campeão mundial de surfe, o brasileiro Adriano de Souza, e é considerado uma promessa do surfe australiano. Apesar de as condições do mar em Huntington Beach não estarem clássicas, Filipinho conseguiu encaixar bons aéreos e manobras consistentes desde o início da bateria decisiva para levantar o troféu do US Open.
– É um sentimento incrível poder vencer duas vezes, ser o melhor aqui. Posso dizer que eu sou muito abençoado por Deus. Jesus tem colocado muitas bênçãos na minha vida, eu tenho aproveitado, tenho agradecido muito. E essa daqui é mais uma que ele me deu de presente – disse o surfista logo após o título.
+ Havaiana-gaúcha conquista US Open e agradece à torcida brasileira
A torcida para o brasileiro tem motivo: ele mora na Califórnia, onde é disputada a etapa do US Open. Por isso, a grande maioria nas areias de Huntington torcia por Filipe Toledo, que não decepcionou.
Adriano de Souza, o Mineirinho, foi eliminado nas semifinais. O garoto australiano saiu na frente com manobras consistentes nas pequenas ondas de Huntington Beach, na Califórnia, e dificultou a vida do guarujaense, que ainda acelerou o ritmo no fim para pegar uma atrás da outra e se aproximar do adversário, mas não foi o suficiente. No fim, a promessa do surfe da Austrália venceu por 14,60 a 13,53 do brasileiro.
Mineiro e Filipe Toledo agora se concentram novamente na principal divisão do surfe mundial, a WSL. A próxima etapa do circuito será disputada em Teahupoo, no Taiti, de 19 a 30 de agosto. Adriano de Souza fará a fase final do treinamento na Indonésia, com seu treinador Leandro Dora.
Por GloboEsporte.com